MQ7 Sensor de Monóxido de Carbono

O MQ7 é um sensor capaz de identificar a presença e a concentração de monóxido de carbono presente no ambiente de forma analógica.


Aplicações

  • Sistema de monitoramento de CO individual ou coletivo;
  • Estação meteorológica;
  • Dispositivo para prevenção de acidentes por asfixia.

Especificações

  • Voltagem de Trabalho: 5V;
  • Consumo Aproximado: 70mA +/- 5%;
  • Potência dissipada: 350mW;
  • Tamanho: 32 x 20 x 15mm;
  • Comunicação: Analógica;
  • Condições de trabalho:
    • Temperatura -20℃ ±2℃;
    • Umidade 65% ±5%.

Faixas de Leitura

  • 20ppm a 2000ppm Monóxido de Carbono.

Aonde Adquirir

Certamente se você estar a ler este post, já adquiriu ou pretende adquirir o sensor. Caso seja a segunda opção temos um cupom de desconto de 10% (CEREZA10) neste e qualquer outro produto da loja da Arduino Ômega, parceiro da Elcereza. Por isso, não perca tempo e acesse agora.

Patrocinador Arduino ômega

O que é Monóxido de Carbono?

O Monóxido de carbono (CO) é resultante da combustão incompleta dos compostos que possuem carbono na composição. Por exemplo os combustíveis de motores a combustão.

Emissão de monóxido de carbono em veículos
Fonte: Rede CSV

Riscos a Vida

Diferentemente do dióxido de carbono (CO2) o monóxido de carbono (CO) é incolor, inodora e possui uma afinidade 200x maior com a hemoglobina do que com o Oxigênio (O2). Por isso, a inalação do CO podendo causar asfixia e até a morte.


Peculiaridades

 Se bem que os outros sensores no mercado realizam a mesma medição, este em especial, tem características únicas, a principal é o tamanho. Pois tem quase a mesmas dimensões do Arduino Nano se considerar a placa. Além disso, ele tem um aquecedor interno e por isso solta um certo cheiro no primeiro uso.

Aquecedor interno presente no MQ7

Leitura e Precisão do MQ7

Embora os outros sensores como HTU21 e BMP180 seja responsivos a ponto de retornar o valor instantaneamente e não haver nenhum problema, porém com este sensor é necessário ter pelo menos um intervalo de 2,5min a cada leitura.

Período de leitura no sensor MQ7

Além disso, o sensor também tem dependências com a temperatura e umidade relativa do ar, o gráfico a seguir demonstra isso.

Faixa de leitura do sensor de monóxido de carbono mq7


Dimensões do MQ7

Embora o tamanho do módulo sensor seja praticamente o tamanho do Arduino Nano, o sensor em si é um pouco menor, mas não deixa de ser grande se comparado com outros sensores como o HTU21D por exemplo. Por isso, para projetos miniaturizados o MQ7 não é muito interessante.

Demissões físicas
Fonte: Datasheet

MQ7 e Arduino

Por causa do MQ7 ser analógico, sua aplicação é bastante simples e por isso é possível usar este sensor em qualquer microcontrolador que tem ADC, por exemplo o ESP32.

Pinout

A princípio é de se esperar que este sensor tenha um ‘pinout’ diferente dos demais. No entanto, praticamente todos os sensores analógicos possui essa mesma configuração, como por exemplo o sensor de umidade do solo.

Pinagem do MQ7
  1. VCC;
  2. GND;
  3. D0;
  4. A0.

Diagrama Esquemático

A princípio não é necessário este diagrama para fazer a conexão com o Arduino, pois como já foi dito anteriormente os sensores analógicos seguem o mesmo “padrão”. Por isso, o mesmo circuito usado no sensor de umidade de sono, funciona nesse sem tirar nem por.


Código MQ7 e Arduino

Embora o código esteja com delay de 1000ms, o recomendável é realizar leituras a cada 2,5s por recomendação da fabricante. Além disso, usamos uma biblioteca para fazer a conversão e para fazer o download é só clicar aqui.

#include "MQ7.h"
#define A_PIN 5
#define VOLTAGE 5
// init MQ7 device
MQ7 mq7(A_PIN, VOLTAGE);
void setup() {
	Serial.begin(9600);
	while (!Serial) {
		;	// wait for serial connection
	}
	Serial.println(""); 	// blank new line
	Serial.println("Calibrating MQ7");
	mq7.calibrate();		// calculates R0
	Serial.println("Calibration done!");
}
 
void loop() {
	Serial.print("PPM = "); Serial.println(mq7.readPpm());
	delay(1000);
}


Funcionamento do MQ7 com Arduino

Por fim o funcionamento do sensor em uma aplicação prática com a queima de um palito fosforo, note que ao encostar o fogo a concentração de partículas por milhão aumenta.

Deixe uma resposta