Flash Download Tool é uma ferramenta disponibilizado pela Espressif para exportar arquivos binários para o ESP32.
Baixar e instalar Flash Download Tool
Antes de tudo é necessário baixar o programa Flash Download Tool no site de Espressif, após baixar, abra e defina chipType como ESP32. Além disso, haverá outras configurações mas não serão necessárias, por ultimo click ‘ok‘.

Entendendo o Flash Download Tool
Antes de mais nada, é necessário pelo menos entender o básico para mexer no programa da maneira correta, por isso a imagem a seguir contém numerações e logo abaixo tem suas respectivas funcionalidades.

- Checklist;
- Diretório do binário;
- Procurar binário nos arquivos;
- Local aonde o arquivo bin será salvo;
- Frequência da memória flash;
- Flash Mode;
- DoNotChgBin;
- Porta serial para gravação;
- Baudrate de gravação.
Configurando a Flash Download Tool
Em seguida após entender as funcionalidades de cada estrutura presente no app é só configurar de acordo com a imagem a seguir. Porém, é necessário ter em mente que a configuração a seguir é uma base e por esse motivo pode não funcionar em alguns casos.

Obter Binários do Código Feito na Arduino IDE
De antemão já aviso que essa é uma das tarefas mais chatas e cheia de detalhes, pois a IDE do Arduino só fornece a exportação do binário do código fonte, porém para gravar no ESP32 sem erros é necessário mais 3 binários, no entanto, dois são fixos e por isso ficarão disponíveis aqui.
Arduino Pro IDE Alpha 0.1.4
Enquanto este post era produzido, foi notado que a versão do Arduino Pro IDE Alpha 0.1.4 já fornecia os três arquivos necessários após a exportação, ao contrário da versão tradicional. No entanto, mesmo assim é necessário baixar o binário aqui.

Versão Tradicional
Conforme dito essa é uma tarefa mais chata, mas não há segredos. Primeiramente exporte o binário usando o comando “ALT + CTRL + S“, em seguida o código será compilado. Por fim, abra o explorador de arquivos e digite “%temp%” e buque o termo “arduino-sketch” mais recente.

Diferencia Entre as IDE’s
Semelhantemente ambas IDE’s não fornecem o arquivo binário “0x0100”. Entretanto, esse arquivo já foi disponibilizado neste post, é só baixar.

Organizar Binários e Seus Endereços
Agora a tarefa se aproxima do fim. Logo após seguir os passos anteriores, é só pegar os quatros arquivos e colocar nos respectivos endereços da memória:
0x0e000 : .ino.bootloader.bin : Esse arquivo não muda a cada programa
0x10000 : .ino.bin : Código fonte (muda a cada programa)
0x08000 : .ino.partitions.bin : Complemento do código fonte (muda)
0x01000 : 0x01000.bin : Esse arquivo não muda a cada programa
Gravar Binários no ESP32
Por fim, a gravação do ESP32. Porém nesse passo final, é necessário prestar atenção nos endereços dos arquivos e também na questão do modo boot do ESP32 (é bom manter o botão ou chave do boot fechado para não dar timerout).

Demonstração de Gravação
Caso todos os passos anteriores tenham sido feitos conforme demonstrados aqui neste post, não haverá erros. O vídeo a seguir, demonstra como é o processo de gravação usando o aplicativo.
Você precisa fazer log in para comentar.