Sensor de umidade do solo é talvez um dos primeiros sensores ou módulos que todo iniciante de Arduino já usou ou pretende usar. Pois é simples e pode ser implementando nos famosos sistemas de irrigação.
Qual é seu Próximo Nível no Mundo Maker?
O Arduino Omega está empenhado em fornecer não só os componentes necessários para o seu projeto como também investir no conhecimento que você precisa para subir de nível. Por isso, o Arduino Omega está patrocinando este Post.
Como Funciona o Sensor de Umidade do Solo?
A principio, o sensor mede a “umidade” do solo mas na verdade mede a condutividade elétrica, porque a água pura (destilada) é um péssimo condutor elétrico, porém é um excelente solvente. Por isso, quando ocorre a umidificação do solo as substâncias (minerais) presente no solo são dissolvidas, melhorando assim, a condutividade elétrica.

Pinout
O sensor é o composto por uma sonda e por uma placa amplificadora que tem saída tanto digital quanto analógica.

- LED indicativo da saída digital;
- Saída analógica;
- Saída digital;
- GND;
- VCC.
Diagrama
Como a leitura do sensor é uma leitura analógica, é possível usar em qualquer microcontrolador que tenha ADC como por exemplo o ESP32 e Attiny85. Porém, em pequenas automações é não é necessário usar microcontroladores, pois o sensor tem saída digital capaz de acionar um módulo relé.

Código para Sensor de Umidade do Solo
Embora o ADC inverso não seja um problema tão significativo para projetos mais simples como um sistema de irrigação, em outras aplicações como medir a qualidade do solo, ficaria ruim de trabalhar com valor inverso. Por isso, o uso do método map().
void setup() {
Serial.begin(115200);
pinMode(A1, INPUT);
}
void loop() {
int a = analogRead(A1);
Serial.println(map(a, 1023, 0, 0, 1023));
delay(500);
}
Funcionamento
Como dito anteriormente, a presença de água no solo acaba criando uma mistura condutora e por isso, quando a sonda é inserida na terra ou molhada, os valores se alteram.
Você precisa fazer log in para comentar.