Como instalar Raspbian no Banana Pi M2 Zero

Provavelmente você já tentou instalar o Raspbian seguindo um tutorial de Raspberry, só que isso é literalmente impossível, pois embora ambos tenham fisicamente uma estrutura parecida, o hardware é diferente, então como instalar o Raspbian no Banana Pi M2 Zero sem erros?

Banana Pi é compatível com o Raspbian?

A princípio seria, mas na verdade não é, então por isso quando instalado não funciona, para isso é necessário baixar o Raspbian direto da fabricante do Banana pi, mas não se preocupe que neste post tem todo o passo a passo, mas antes verifique se tem os materiais necessários para que não ocorra erros.

Materiais necessários

  • Fonte de Alimentação 5V 2A;
  • Cabo MicroUSB;
  • Adaptador MicroSD para USB;
  • Cartão MicroSD classe 10 com capacidade >= 16GB e <= 64GB;
  • Cabo U-FL conector para SMA macho/fêmea.

Aplicativos necessários

Baixar o Raspbian e Instalar

Embora ambas as placas consiga rodar as mesma distribuição Linux, não é possível por exemplo baixar qualquer Raspbian mais atual e por no Banana Pi M2 Zero (bpi), pois não vai rodar. O recomendado é fazer o download do Raspbian Stretch. Após o download, instale o balenaEtcher para fazer a gravar a “imagem” do microSD.

Para usar balenaEtcher o recomendado é executar como administrador, caso contrário vai dar erro na gravação. Por fim é só conectar o adaptador microSD no computador, selecionar o arquivo .zip ou .img e gravar no microSD por meio do Etcher.

Instalando Raspbian no Banana Pi no microSD

Configurar Raspbian para uso

Embora o Raspbian esteja instalado no cartão microSD não é possível manipular o sistema sem utilizar o monitor. No entanto, esse problema é resolvido com a configuração do WiFi e SSH.

Habilitar e Configurar WiFi

Primeiramente conecte o microSD no computador e tome cuidado com as mensagens de formatação, isso pode dar uma certa dor de cabeça. Em seguida, abra a unidade de armazenamento do microSD e crie um arquivo ‘wpa_supplicant.conf‘.

Configurando e habilitando WiFi no Raspbian

Em seguida, abra o wpa_supplicant.conf com editor de texto e copie e cole o texto abaixo, modificando apenas o nome da rede e senha.

ctrl_interface=DIR=/var/run/wpa_supplicant GROUP=netdev
update_config=1
country=BR

network={
     ssid="network name"
     psk="network password"
}

Por fim, é só verificar se tudo está de acordo com este tutorial, caso esteja é só salvar o arquivo, caso contrário é só repetir o processo.

Habilitar SSH

A princípio essa tarefa desse ser igual ou pior que a tarefa anterior, porém nessa tarefa é necessário criar uma pasta/arquivo vazio com o nome “ssh“, só isso.

Criando pasta 'ssh' para habilitar a função ssh no Raspbian

Inicialização do Sistema

Durante o processo de inicialização após instalar Raspbian no Banana Pi M2 Zero, o LED presente na placa irá piscar continuamente.

Em seguida é preciso localizar o IP do Banana Pi, para isso é só usar o Network Scanner no celular, dentro da lista, procure por ‘bpi-iot-ros-ai‘ e salve o IP.

IP do Banana Pi M2 Zero por meio do Network Scanner

Conectar ao Banana Pi via SSH

Após ter descoberto o IP do bpi agora é só abrir o Putty, selecionar a opção de comunicação SSH, manter a porta 22, por o IP e conectar. Em seguida, quando aparecer a opção abaixo, o usuário vai ser ‘pi‘ e a senha é ‘bananapi

Comunicação SSH com o banana pi após instalar Raspbian no Banana Pi

Demonstração da Conexão SSH

Por fim, uma pequena demonstração de conexão SSH entre um computador Windows 10 e o Banana Pi M2 Zero.