Sensores Orion

Esta guia é responsável por exibir todos os 7 sensores, máximas, mínimas e variações meteorológicas que totaliza em 23 variáveis. E também ocorre a conversão de unidades em tempo real.

Inicialização

Durante a inicialização dessa ‘guia’ pode ocorrer um travamento inicial, isso é normal e só acontece na primeira vez, depois deixa de acontecer.

1. Mensagem

Assim que a ‘guia’ é inicializada é verificado se foi estabelecido alguma forma de captura dos dados da estação, se não, será exibido uma caixa de mensagem como na imagem abaixo. A mensagem informa que é necessário estabelecer um modo de captura e que é só clicar no botão ‘help’ que será direcionado a solução. O botão ‘help’ identifica qual ‘guia’ está aberta e direciona o usuário para o link correto, mas caso não saiba com resolver isso é só clicar na imagem.

Mensagem pedindo para escolher o modo de captura,

2. Exibição

Está guia só exibirá valores do dia, caso tenha interesse de obter todos os registros completos e não saiba, é só clicar aqui. Definido tudo corretamente, os valores já poderão ser exibidos como na imagem abaixo:

Primeira exibição dos sensores da Orion. Sensores básicos.

Todos os dados trabalham com números com até duas casas decimais mas esses valores só são exibidos quando a variável é menor que 10 e maior que -10, passando desses limites as casas decimais são retiradas da visualização mas continuam existentes no banco de dados.

Variáveis

O usuário não precisa ter todos os sensores a não ser o temperatura e umidade, caso tenha apenas esses dois aparecerá desta forma da imagem abaixo. Por padrão é assim que o aplicativo vem configurado mas caso você tenha um dos sensores do tópico a seguir. É só ativar nas configurações, caso não saiba clique aqui.

Todos os nove sensores da Orion

Por questões de estética as legendas não são exibidas por padrão a menos que haja um clique sobre o(s) bloco(s) desejado(s) mas não fica salvo caso reinicie o aplicativo.

Temperature

Os blocos que trabalham com temperatura (temperature) todos eles podem ser convertidos de célsius para fahrenheit e visse versa ao clicar na escala ‘°C’/’°F’ e é automaticamente salvo nos registros do aplicativo, assim que abrir da próxima vez estará usando a escala escolhida.

Pressure

As pressão (pressure) atmosférica neste bloco usa duas unidades de medida que por padrão é definida como hectopascal (hPa) podendo ser alterada por milímetros de mercúrio (mmHg) e visse versa.

Humidity

A umidade (humidity) é um dos quatro sensores que não modificam sua escala, todos que são modificáveis aparece o cursor do mouse com o dedo indicador. A unidade usada por este sensor é a percentual (%) por se tratar da concentração de partículas de água na atmosfera e vai de 0 a 100%.

Index UV

A radiação ultravioleta (index UV) na Orion trabalha com a escala de índice de intensidade que vai 0 (sem radiação) a até mais +11.

Wind Speed/Direction

Este é o único bloco que tem 2 sensores integrados, no lado esquerdo fica localizado a direção do vento (wind direction) em um tom de cinza mais escuro, em vermelho a direção que ocorre em maior frequência e em azul a que acontece em menor frequência. No meio e no canto superior direito fica localizado os dados referentes a velocidade (wind speed) do vento e no canto inferior direito a unidade de medida que variam em:

  1. Quilômetros por hora: km/h;
  2. Metros por segundo: m/s;
  3. Milhas por hora: mph;
  4. Nó: knots;

Por padrão a unidade de medida da velocidade é quilômetros por hora e a mudança ocorre da mesma forma que os outros sensores já mencionados, é só clicar encima da unidade de medida que ocorrerá essa alternância. A sequencia obedece a ordem da lista, ao chegar em knots e clicar mais uma vez, muda para km/h.

A direção do vento também pode ser modificada para atender todas os pontos que obedecendo a rosa dos ventos ou partes para que possa atender a necessidade de cada um.

  • (4) Pontos cardiais;
  • (8) Pontos colaterais;
  • (16) Pontos Subcolaterais.

O numero afrente da dos ‘pontos’ indica numericamente qual é a precisão do sensor em ralação a rosa dos ventos. Este numero fica ao lado de ‘Wind Direction’ na guia settings. Esta é a única “escala” que altera a entrada, se entrar valores correspondentes aos pontos colaterais e estiver definido apenas os cardiais só entrará e salvará o que foi definido.

Pluviometer

O pluviômetro (pluviometer) trabalha com altura de água em um determinado recipiente e por isso utiliza a unidade de medidas em milímetros (mm) sem que possa ser alterado. O valor exibido é o valor máximo do dia.

Demais blocos

Os três blocos restantes são de variáveis que operam na escala termométrica e já foi citado no subtopico “Temperature” as unidades que são usadas. Os 3 blocos restantes são respectivamente: ponto de orvalho (dew point), sensação térmica (wind chill) e índice de calor (heat index)

O ponto de orvalho é a temperatura à qual o ar precisa ser resfriado (em pressão constante) para atingir uma umidade relativa (UR) de 100%.

Weather

Sensação térmica o é a temperatura aparente sentida pela pele exposta, em virtude da combinação entre temperatura do ar e velocidade do vento.

ciram

O Índice de Calor é uma medida de quão quente realmente parece quando a umidade relativa é fatorada com a temperatura.

Weather

Apoie a Orion

Este software não é perfeito e precisa de atualizações e aprimoramentos para que fique cada vez mais acessível e melhor, mas para isso precisamos do seu apoio, pode ser tanto na divulgação do aplicativo para que atinja mais pessoas ou pode ser até mesmo como desenvolvedor.