Software meteorológico Orion

O que é Orion?

A Orion é um software open source para computador windows que facilita o processo de criação de uma estação meteorológica automática sem ter a necessidade de saber programar.

A Orion surgiu paralelamente a um projeto cientifico que trabalhava com uma estação meteorológica profissional mas ao longo de diversas pesquisas foi percebido o quanto este equipamento é importante para o meio ambiente e para educação mas não é tão acessível.

Inicialmente o objetivo era criar uma estação meteorológica com baixo custo mas ainda assim não seria tão acessível e não muito prático, então durante 2 anos e 4 meses foram feitos incontáveis testes até chegar no aplicativo que por mais que tenha limitações, é muito mais pratico, fácil e acessível além de ser de código aberto.

Por que Orion?

Para aqueles que tem a necessidade de ter uma estação meteorológica automática e tem como alternativa criar uma, o software Orion vai facilitar o processo de construção para aqueles que não entendem muito de programação ou até mesmo quer uma solução rápida sem muitas dificuldades, de forma bem simples.

  • Gratuito: A maioria dos softwares relacionados a meteorologia que sejam gratuitos, obtém dados de satélites e os que trabalham com estações automáticas de solo geralmente são pagas e complicadas de se usar;
  • Moldável: Permite que cada usuário se adeque a sua realidade para ter uma estação meteorológica automática de solo;
  • Software de código aberto: O software Orion é publicado como ferramentas de código aberto, disponíveis para distribuições por programadores que saiba C#.

Como faço para usar?

O software precisa necessariamente de uma estação meteorológica que forneça os dados via USB com baudrate de 9600/115200 ou tenha acesso a internet. O software está disponível para download no GitHub e para instalar é necessário que o computador atenda estes pré-requisitos:

Como Funciona ?

O aplicativo fica encarregado de tratar as informações que vem da estação, fazer cálculos de conversão de unidades, mínimas, máximas e mais três variáveis meteorológicas além de salvar no datalogger e ter a opção de exportação.

Também é possível configurar a Orion de acordo com quais sensores estão ou não disponíveis na estação meteorológica, assim qualquer um pode montar de acordo com a necessidade, no mínimo precisa ter o de o sensor de temperatura e de umidade.

Antes de tudo isso é necessário que já tenha um hardware interprete os sensores da estação meteorológica

Apoie a Orion

Este software não é perfeito e precisa de atualizações e aprimoramentos para que fique cada vez mais acessível e melhor, mas para isso precisamos do seu apoio, pode ser tanto na divulgação do aplicativo para que atinja mais pessoas ou pode ser até mesmo como desenvolvedor.