LDR é um dos sensores mais simples que podem ser implementados em diversas aplicações na eletrônica, mas você sabe usar com Arduino?
O que é LDR ou Fotoresistor?
De acordo com o artigo do site Researchgate o Fotoresistor é um semicondutor que atua como um resistor, tendo sua resistência alterada inversamente proporcional com a intensidade luminosa e por isso que chama de LDR que é um acrônimo do inglês Light Dependent Resistor.
Como funciona o LDR?
Como já foi dito anteriormente, o LDR modifica sua resistência de acordo com a luminosidade. No entanto, por se tratar de ser um componente com uma aparência peculiar sendo 100% exposto, é quase certo que em algum momento a curiosidade surja, ou já surgiu.

Como é possível visualizar na imagem acima, os terminais estão ligados ao eletrodo e são separados por uma serpentina de um super condutor a qual o LDR foi fabricado que segundo o artigo presente no site Paje a composição para cada aplicação serão estas:
- Fotoresistor de luz visível: Sulfeto de cádmio;
- Fotoresistor de luz Infravermelho: Sulfeto de chumbo ou Telurídio de chumbo.
O condutor é o que irá fazer o controle de fluxo elétrico de um eletrodo para o outro e assim, através de cálculos, será possível obter a intensidade luminosa.
Simbologia

Ler Valor do Fotoresistor
Assim como nos termistores NTC o LDR é um resistor que varia sua resistência com a intensidade luminosa e a maneira mais simples de trabalhar com este componente é através do divisor de tensão como na imagem abaixo:

Fonte: learningaboutelectronics
- R1: Fotoresistor;
- R2: Resistor de Referência de 10kohms;
- Vin: Tensão de alimentação;
- Vout: Tensão de saída do divisor de tensão.
Para facilitar o uso inicial com este componente, não será necessário obter a resistência do Fotoresistor, pois é possível trabalhar apenas com o valor do ADC em aplicações simples.
LDR e Arduino Diagrama
Como será usado apenas o valor retornado pelo ADC, é só fazer as seguintes conexões abaixo na protoboard e não haverá nenhum problema.

Código LDR e Arduino
void setup() {
Serial.begin(9600);
pinMode(A7, 0);
}
void loop() {
Serial.println("Valor lido: " + String(analogRead(A7)));
delay(1000);
}
Funcionamento
Note que quanto mais escuro, menor será o valor AD lido do Arduino e esse efeito ocorre justamente por conta do aumento da resistência do Fotoresistor.
Você precisa fazer log in para comentar.