Attiny85 é um microcontrolador AVR de 8bit bastante poderoso que não necessita de um hardware complexo para seu uso, tendo até USB simulada.
Aplicações
- Automação;
- IoT;
- Robótica;
- Controle de potência por PWM.
Especificações
- Voltagem de Trabalho:
- ATtiny25/45/85V: 1v8 ~ 5v5;
- ATtiny25/45/85: 2v7 – 5v5.
- Consumo:
- Modo Ativo: 1 MHz, 1v8: 300 μA;
- Desligado: 0.1μA com 1v8.
- Encapsulamentos:
- 8-pin PDIP;
- 8-pin SOIC;
- 20-pad QFN/MLF.
Periféricos
- 1x I²C;
- 3x PWM 8bit;
- 3x TIMER;
- 6x Portas I/O programáveis;
- 2x ADC 10bit;
- 2x Timer 8bit;
- 1x SPI.
Peculiaridades
A maior característica do Attiny85 é justamente seu tamanho reduzido podendo ser incrementado em aplicações que não necessite de uma demanda alta de portas ou para simplificar o tamanho dos circuitos eletrônicos.

Outro fator que o torna bastante atrativo é que não é necessário um conversor UART para programar ou se comunicar com o computador, podendo ser programado com componentes básicos e simples de ser achado.

Attiny85 Pinout
Um dos modelos de placas mais comuns é essa abaixo, porém as demais placas tem a mesma pinagem.

Como instalar ATTINY85 na IDE Arduino?
A instalação do Attiny85 é bastante simples e segue os mesmos passos do ESP32. Primeiro abra o Arduino IDE, depois clique em Arquivos -> Preferências.

Selecione o textbox da imagem abaixo marcado com a cor amarela e insira este link: http://digistump.com/package_digistump_index.json depois clique no botão ‘OK’. Caso tenha mais de um link, coloque o link abaixo do(s) já existentes.

Após ter concluído a etapa anterior, clique em ‘Ferramentas’ -> “Gerenciador de Placas’ e aguarde a IDE carregar todas as placas.

Selecione o textbox e digite ‘Digistump‘ instale a opção ‘Digistump AVR Boards‘ como na imagem abaixo:

Código
O código abaixo é apenas um pisca LED que será o “hello world” só para fins de teste. O pino 1 é ligado ao LED onboard, por isso não será necessário o uso de componentes externos.
void setup() {
pinMode(1, OUTPUT);
}
void loop() {
digitalWrite(1, HIGH);
delay(2000);
digitalWrite(1, LOW);
delay(2000);
}
Exportação do Código
Antes de realizar a exportação do código para a placa é necessário ter o drive instalado no computador, o drive está disponível nesse link do github, Após ter baixado, instale a versão 32 ou 64bits de acordo com seu computador.
Após feito o passo anterior, selecione a opção ‘Ferramentas‘ -> ‘Placas‘ -> ‘Digispark (Default -16.5Mhz)‘.

Para exportar o código para o Attiny a placa deve ficar desconectada do cabo, caso contrário irá ficar conectando e desconectando o tempo todo como se tivesse com mal contato. Por isso, só deve ser conectado após a IDE liberar para conectar “Plug in device now… (will timeout in 60 seconds)“, um detalhe que deve ser mencionado é que não é necessário selecionar porta, a IDE reconhece automaticamente.

Caso não tenha conectado em até 60s, a IDE dará como tempo esgotado. Caso contrário, após a conexão o upload ocorrerá automaticamente.

Funcionamento
Considerações
O Attiny85 pode ser um bom microcontrolador para pequenas aplicações pois em números de portas ele é bastante limitado, no entanto, a interface i2c possibilita a expansão de múltiplos dispositivos para diversas aplicações, usando apenas 2 portas.